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Tudo o que você precisa saber para não cometer gafes na festa de fim de ano na empresa

23 de dezembro de 2015

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Com a chegada do fim de ano o número de confraternizações aumenta dentro das empresas. Desde pequenos jantares à grandes festas em espaços para eventos, essas ocasiões são recheadas de diversão e alegria. Entretanto, o ideal é evitar exageros para não cometer gafes que podem prejudicar a imagem do profissional diante da sua equipe.

[tweetable alt=””]O clima informal pode colaborar para que as pessoas percam os limites do profissionalismo.[/tweetable] Engana-se quem pensa que apenas o exagero na bebida alcoólica é prejudicial. Atitudes como se desesperar na hora de comer e forçar intimidade com os superiores também é mal vista tanto pelos colegas de trabalho, como pelos gestores e líderes.

 

Reunimos algumas dicas para você não cometer gafes e aproveitar a confraternização da melhor maneira possível. Boa leitura!

 

  1. Participar sempre

Flexibilidade e versatilidade são características importantes na carreira. Por isso, nunca deixe de participar dos eventos da empresa. Quem não participa pode estar perdendo grandes oportunidades de interagir com os colegas e de compartilhar ideias e bons momentos em grupo.

 

  1. Coma e beba com moderação

O profissional deve estar ciente de que a confraternização é uma extensão do ambiente de trabalho e o melhor a se fazer é se comportar de maneira ética e responsável. Portanto, deixe para extravasar nos momentos em que não estiver sob o olhar dos colegas de trabalho.

Outra dica importante é não se desesperar na hora de comer. Não é necessário comer como se fosse a sua última refeição, sirva-se mais de uma vez, mas moderadamente.

 

  1. Não fale apenas de trabalho

Apesar de ser um assunto em comum a todos os presentes na comemoração, procure não conversar sobre trabalho. Esse é o momento de sentar, conversar e trocar assuntos de uma maneira mais amena e agradável, aumentando assim a sua rede de relacionamentos na empresa.  Além de ser a melhor maneira de fazer novas amizades e conhecer colegas de outros departamentos e setores da companhia.

 

  1. Não force intimidade com as outras pessoas

Assuntos inadequados ou pessoais demais, quando não existe certo nível de intimidade entre as pessoas, podem prejudicar a imagem do profissional.  De forma alguma exponha a sua vida pessoal e fofoque sobre os colegas de trabalho. Procure conversar assuntos gerais e descontraídos para evitar gafes.  Simpatia e boa educação são bem vistos por todos.

 

  1. Cuidado com o que for vestir

Embora mais despojado do que os outros eventos corporativos, a confraternização da empresa não é uma balada, portanto evite modelos curtos, decotados, transparentes ou excêntricos.

Roupas que fogem demais do ambiente corporativo podem prejudicar a credibilidade do profissional e virar motivo de comentário dos colegas. Lembre-se que você será observado o tempo todo.

 

  1. Desculpe-se pelos excessos

Se por algum acaso você cometeu algum exagero ou gafe que possa ter prejudicado a sua imagem profissional, o ideal é no dia seguinte se desculpar. Desta maneira, ainda poderá ser possível reverter a situação, dependendo do tamanho do estrago.

 

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