Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Tudo que você precisa saber para empreender em novos negócios

2 de dezembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Começar um negócio não é uma tarefa fácil, exige do empreendedor sabedoria, visão de negócio e, principalmente, planejamento administrativo. Dados do Sebrae informam que, é no primeiro ano de vida que pequenas e médias empresas tem maiores possibilidades de fracassar.

O maior obstáculo é a falta de planejamento e erros como misturar finanças pessoais com as da empresa. A falta de pesquisa e de dados concretos sobre o mercado de atuação, colaboram para essa alta taxa de fechamento das empresas logo no início de suas vidas.

 

Portanto, se você pretende abrir o próprio negócio, confira alguns passos importantes!

  • Busque um diferencial

É importante que seu negócio tenha um diferencial competitivo em relação à concorrência, algo que só a sua empresa possa oferecer ao consumidor, o que pode ser tanto um produto como algum serviço específico. Sem esse diferencial, sua empresa não irá se destacar diante do mercado em que se encontra, ou seja, será muito provável que seu negócio não prospere.

  • Conheça seu mercado de atuação

Quem deseja abrir o próprio negócio deve-se informar antes de tudo. É preciso conhecer e dominar o mercado no qual quer se envolver. O empreendedor precisa estar em constante aprendizado. Parte desse conhecimento deve ser direcionado para a organização dos recursos do negócio. (Ex: Financeiros e Materiais).

  • Amplie a sua visão de negócio

Mesmo que você seja apaixonado por sua ideia, é primordial ter a mente aberta. Durante a sua caminhada é necessário amadurecer e aprimorar o projeto, sempre irão surgir fatores que levam a necessidade de mudar o rumo dos negócios. Por isso ter flexibilidade para acompanhar as tendências, entender o mercado bem como as expectativas de seus clientes é necessário para não perder espaço, o que pode levar ao fracasso do negócio.

  • Fique atento com as questões financeiras

Todo início de empresa é incerto, por isso, o cuidado deve ser redobrado quando o assunto é investimento e capital de giro. É importante que os novos empreendedores acompanhem e avaliem as análises financeiras da empresa desde a abertura. Tenha sempre avaliações sobre os custos fixos e variáveis, receitas, bem como os resultados, para assim propor as medidas necessárias para o bom funcionamento do empreendimento.

  • Seja perseverante e tenha entusiasmo pelo que faz

Iniciar um negócio exige do profissional uma enorme quantidade de trabalho, que demanda tempo e dedicação diariamente, por isso, apreciar a atividade desenvolvida é fundamental para enfrentar as dificuldades e para o sucesso do negócio. É claro que dificuldades irão aparecer no caminho, em qualquer empreendimento as coisas nem sempre acontecem como o esperado, por isso é importante manter o foco naquilo que traz mais resultados. Tenha determinação com os seus projetos e certifique-se de cumprir o planejamento corretamente.

Veja também:  Planeje sua vida e seja bem sucedido

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.