Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Vamos falar sobre Sustentabilidade?

5 de junho de 2017

Compartilhe esta notícia:

A palavra da moda é sustentabilidade. Em todos os setores, da economia a educação, todo mundo cita o termo sustentabilidade e buscam maneiras de adequar suas atividades a fim de utilizar de maneira responsável os recursos naturais. Mas, o que significa sustentabilidade? O que é ser sustentável?

Teoricamente o termo “sustentável” tem origem do Latim: “sustentare”, que significa sustentar, favorecer e conservar. Mundialmente a palavra sustentabilidade começou a ser propagada a partir da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – United Nations Conference on the Human Environment (UNCHE), em junho de 1972, em Estocolmo. A partir deste evento, que foi o primeiro encontro mundial promovido com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao meio ambiente e soluções para a preservação da humanidade, o conceito de sustentabilidade passou a ganhar uma maior importância.

No Brasil, a expressão “sustentabilidade”, ganhou dimensões maiores após a realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO), em 1992, no Rio de Janeiro. Na prática, a sustentabilidade está definida como a capacidade que o indivíduo, ou um grupo de pessoas, têm em se manter dentro de um ambiente sem causar grandes impactos. Mas apesar da sustentabilidade estar associada diretamente ao meio ambiente não está limitada somente a esta área.

A sustentabilidade também está relacionada a outros setores da sociedade como a economia, a educação e a cultura. A sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento de vários setores da sociedade, sem que estes agridam o meio ambiente. É através da sustentabilidade que os recursos naturais são utilizados de forma inteligente e são preservados para as gerações futuras. Sustentabilidade é isto, é saber suprir as necessidades presentes sem interferir nas gerações futuras.

Um conceito correto e amplo de sustentabilidade está associado a soluções, caminhos e planos que busquem resgatar adoções de práticas sustentáveis na vida de cada pessoa e atinjam uma melhora comum a todos. A falta de conhecimento do ser humano em relação à sustentabilidade e ao que isto implica, pode ter consequências catastróficas. Nos dias de hoje é preciso que cada indivíduo tenha a consciência de que é necessário se preocupar e cuidar do meio ambiente no qual se vive. E para isto, é preciso estar atento a cada atitude e repensar a forma como se vive dentro deste ambiente.

Quer alguns exemplos básicos de como podemos cuidar do meio ambiente e adotar práticas sustentáveis? Confira!

– Comece em sua casa, reciclando o lixo. Separe o lixo seco do lixo orgânico.

– Não jogue as baterias de celulares ou outros equipamentos eletrônicos no lixo. Estes equipamentos devem ser descartados em lugares específicos.

– Substitua as sacolas plásticas dos supermercados por sacolas recicláveis ou pelas feitas de papel.

– Não desperdice a água ou a energia elétrica.

– Utilize a vassoura ao invés da mangueira para lavar calçadas, garagens, quintal e etc.

– Reutilize a água da máquina de lavar.

E estudo sobre este tema emergente! A verdade é que quanto mais você souber sobre Sustentabilidade, mais poderá contribuir.

 

LEIA TAMBÉM: 

Conheça as áreas de atuação da Gestão Ambiental

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.