Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Veja as opções de carreira para você que se interessa por sustentabilidade

9 de outubro de 2015

Compartilhe esta notícia:

Hoje a sociedade já entende a importância de preservar o planeta e suas riquezas naturais. Mas de fato, você sabe o que significa sustentabilidade?

A sustentabilidade ambiental consiste em várias ações, diretas e indiretas, que buscam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o bem-estar social e a preservação do meio ambiente. Ou seja, trata-se do consumo responsável dos recursos naturais. E nesse conjunto de ações que visam preservar os recursos naturais e utilizá-los com responsabilidade, as empresas investem grande parte do seu capital, buscando novas tecnologias que minimizem o dano causado à natureza.

Com toda essa onda sustentável, que têm se propagado ao redor do mundo, nos tornamos mais críticos e exigimos que as empresas também adotem práticas mais sustentáveis. Para atender às necessidades dessa parte da sociedade, a demanda por profissionais especializados capazes de pesquisar, elaborar e implementar práticas sustentáveis dentro das empresas só têm crescido.

Se você se interessa pelo assunto de sustentabilidade e têm vontade de transformar essa afinidade em profissão, fique por dentro de algumas opções de carreira que você pode considerar.

Biólogo

A área de atuação do biólogo é bem ampla. Uma das principais funções do biólogo é estudar ecossistemas e seres vivos e gerenciar o impacto da atuação do homem sobre essas espécies, bem como do ambiente natural. Profissionais que optam por essa profissão, têm como papel compreender o ritmo e os limites da natureza, sugerindo adaptações dos métodos industriais a eles.

Engenheiro Ambiental

O engenheiro ambiental estuda o impacto ambiental de uma operação e analisa as possibilidades de como será possível minimizar as consequências. Esse profissional desenvolve técnicas de preservação do meio ambiente por meio de planejamento, coordenação e administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água, e do descarte do lixo. Cada vez mais as empresas buscam esses profissionais, pois estão sendo forçadas a reduzir a geração de resíduos, bem como o consumo desenfreado dos recursos naturais.

Designer de Produtos Sustentáveis

Profissão considerada nova no mercado de trabalho, esse profissional desenvolve produtos ecoeficientes, ou seja, com o mínimo de impacto para o meio ambiente possível. Abusando da criatividade, eles têm a habilidade de transformar aquilo que era considerado lixo em arte e produtos para o dia a dia.

Engenheiro Químico

Na área de sustentabilidade, esse profissional pode atuar na definição de formas e métodos de preservação ambiental na cadeia produtiva de uma empresa. Desenvolvendo sistemas de tratamento de gases e líquidos, na supervisão da produção de produtos e equipamentos mais eficientes e menos agressivos para o meio ambiente. O mercado de trabalho é bastante receptivo aos profissionais que possuem especialização em sustentabilidade, já que, as indústrias tem grande interesse em reaproveitar matérias-primas para obter mais eficiência e, ao mesmo tempo, se manter ecologicamente correta eliminando a poluição.

Coordenador ou Gerente de Sustentabilidade

É responsável pelo planejamento e gestão das atividades corporativas ligadas ao âmbito social e ambiental de uma companhia. Suas atividades incluem adaptação de sistemas de gestão, auditorias, avaliação de fornecedores, bem como estabelecimento de indicadores e relatórios de sustentabilidade.

Diretor de Negócios Sociais

Lidera negócios especializados em produtos e serviços que promovam o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social dentro de uma empresa. Criar e gerir empresas cujo o principal valor entregado ao consumidor é a sustentabilidade, pode ser um caminho promissor para esses profissionais, pois, empresários de variados ramos bem como fundos de investimento têm direcionado capital financeiro para a criação de soluções inovadoras para os novos desafios ambientais.

Engenheiro Agrônomo ou Florestal

Um dos maiores desafios desses profissionais é conciliar a exploração econômica de recursos naturais, inclusive das ameaçadas florestas, com a necessidade de preservar o meio ambiente. Eles possuem a difícil missão de extrair o máximo proveito desses recursos, com o mínimo de impacto na natureza e nas populações. Entre outros papéis, inclui a orientação da produção agropecuária de forma sustentável e o planejamento da aplicação de recursos naturais, bem como, a recuperação dos recursos florestais.

Aproveite para conhecer os cursos de Pós-Graduação a Distância em Meio Ambiente e Sustentabilidade oferecidos pela AVM Faculdade Integrada. São 18 cursos oferecidos por meio do wPós, maior programa de Pós-Graduação a Distância do país.

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.