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Veja dicas de como fazer uma apresentação cativante

23 de outubro de 2015

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19Independente do tema a ser abordado, sabemos que uma boa palestra ou apresentação, depende significativamente da desenvoltura do palestrante. Apresentações cativantes deixam mais do que uma boa impressão duradoura aos seus ouvintes, elas inspiram atitudes positivas.

Pode parecer uma tarefa difícil inspirar e motivar um grupo de pessoas apenas com falas e alguns slides, mas especialistas no assunto asseguram que não é impossível. Nesse artigo, analisaremos as principais características que as melhores apresentações têm em comum. Veja a seguir:

 

  1. São feitas na medida certa

 

Apresentações que ficam marcadas durante muito tempo na vida das pessoas são aquelas que falam diretamente a mente e ao coração da plateia. Ou seja, são absolutamente pertinentes e relevantes para as pessoas que a escutam.

Hoje, diante de tanta informação que recebemos diariamente e descartamos ao final do dia, é extremamente fundamental que o conteúdo apresentado seja adaptado as preferências, linguagem, necessidades e temores do seu público.

 

  1. Captam a atenção da plateia logo de cara

 

Da mesma forma quando conhecemos alguém, os segundos iniciais são essenciais para formar a primeira impressão dessa pessoa, assim também funciona com a lógica das apresentações.

O público logo de cara já analisa o apresentador para tirar as primeiras conclusões. Por isso, uma dica é abrir sua apresentação com uma pergunta surpreendente ou uma história inusitada ou divertida. São excelentes táticas para conquistar a atenção do seu público e mantê-lo atento até o fim da apresentação.

 

  1. Possuem uma forte pegada emocional

 

Indo muito além da racionalidade, apresentações que estabelecem alguma conexão emocional com a plateia tendem a ser mais bem-sucedidas e lembradas no futuro. Quando você proporciona a plateia sentir algo, isso traz uma bagagem emocional de sensações em torno do seu tema, que faz a apresentação se tornar bem-sucedida e melhor lembrada pelo público ao longo dos anos.

 

  1. Possuem conteúdo visual atraente

 

Ninguém gosta de assistir apresentações ou até mesmo aulas com o conteúdo ‘’engessado’’ e cheio de texto. Isso faz com que a apresentação de qualquer conteúdo tornar-se cansativa e maçante para quem está acompanhando. Apresentações cativantes costumam ter pouco ou nenhum texto escrito nos slides. Elas costumam ter bastante conteúdo visual e audiovisual, abusando nas imagens expressivas e originais. Entretanto, é bom lembrar que as fotos e vídeos devem acrescentar informações sobre o assunto, ou seja, complementar o conteúdo do apresentador e nunca ofuscar a parte nobre da exposição: a própria fala do palestrante.

 

  1. São concisas

 

Concisão. Uma qualidade rara no mundo corporativo e que vale ouro em uma apresentação. O ideal é que não falte nem sobre informação durante a palestra, ou seja, o apresentador deve focar em falar sobre os pontos mais importantes e relevantes. O que não é uma tarefa fácil.

Passar a tesoura em alguns detalhes significa de certa forma perder algum conteúdo, por isso, é importante o palestrante se preparar para a apresentação elaborando um storytelling, isto é, construir uma narrativa bem definida e amarrada em torno do seu tema com começo, meio e fim. Compondo uma história.

Vale lembrar que dados complementares e tabelas na íntegra, por exemplo, podem compor um anexo a ser enviado por e-mail após a apresentação.

 

  1. Ter um apresentador cativante e animado

 

Não é novidade que falas mecânicas, demasiadamente lentas e burocráticas não inspiram ninguém. Por isso, um dos pontos chaves para a sua apresentação é trazer energia ao seu público, fundamental para cativar e ganhar a atenção dos mesmos durante toda a palestra.

A dica é sempre tentar trazer leveza durante a apresentação, por mais difícil ou árido que o tema aparente ser. Lembre-se que ao final, a ocasião é um encontro entre seres humanos, uma experiência social, portanto viva e desfrute o máximo que puder dessa incrível experiência que é transmitir conhecimento.

 

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