Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Veja dicas matadoras para sua redação de concurso

6 de setembro de 2017

Compartilhe esta notícia:

Muitos concursos, sobretudo para cargos de nível superior, têm em suas provas uma importante e temida parte: a redação. Cada banca examinadora tem suas próprias regras e critérios, claramente descritos no edital. No entanto, de modo geral, existem alguns aspectos comuns a qualquer banca. Por isso, o Blog wPós traz hoje algumas dicas para você se sair bem em qualquer redação de concurso.

Uma boa redação deve ser fluida, natural e de fácil compreensão. Nesse sentido, saber colocar as informações no papel de forma clara é muito importante. Por isso, para escrever bem não há escapatória, é preciso ter o hábito da leitura. Muitas pessoas têm dificuldade em se expressar de forma organizada e precisa respeitando o tema solicitado na prova e as normas da Língua Portuguesa. Mas criando-se o hábito da leitura e seguindo algumas dicas é possível aprender a escrever melhor. Vem com a gente!

Antes de tudo, dê uma olhada nessas 10 dicas curtinhas:

  • Organize seus argumentos – Coloque no rascunho todos os argumentos que vierem à cabeça sobre o tema proposto. Organize-os de forma crescente, ou seja, deixe o argumento mais forte para o final;
  • Em dissertações que em que a banca pede a defesa de uma ideia ou conceito, não vacile. Coloque claramente sua posição sobre o assunto. Muitas vezes o examinador quer avaliar sua capacidade de opinar, refletir e argumentar;
  • Escreva com clareza;
  • Seja objetivo não fuja do tema. Escreva somente sobre o que foi pedido no comando da redação;
  • Escolha sempre a ordem direta das frases;
  • Evite períodos e parágrafos muito longos;
  • Elimine expressões rebuscadas demais ou desnecessárias do texto;
  • Jamais use termos chulos, gírias e regionalismos;
  • Prefira argumentar de maneira simples e organizada.
  • Seja objetivo e não dê voltas. Diga apenas o que é importante para seu tema e sua redação. Quanto mais conhecimento você tiver, mais termos poderá usar no texto.

Coerência

A coerência é um item extremamente importante para uma boa redação. O texto corresponde a uma estrutura, cujo o tema deve ser explicado e as ideias e argumentos devem ser apresentados numa sequência lógica. Um erro comum nos textos de redações de concursos públicos é o uso de comentários aleatórios, sem respeitar a estrutura dos argumentos. Portanto, evite discorrer sobre assuntos distintos ao mesmo tempo, para não correr o risco de fugir do tema. A melhor estratégia de evitar a fuga do tema é planejar a ordem de seus  argumentos de forma a escrever um texto objetivo e coerente.

Estrutura

Um texto é composto de três partes essenciais: introdução, desenvolvimento e conclusão. E um texto bem escrito apresenta conexão entre essas partes, como se fossem costuradas.

  • Na introdução o tema abordado é apresentado, de forma sucinta. O ideal é apenas um parágrafo de quatro a seis linhas.
  • O desenvolvimento é o “corpo” do texto, a parte mais importante. É onde é exposto o ponto de vista, e a argumentação de uma forma lógica para que o examinador acompanhe o raciocínio. Nesta parte do texto faz-se uso de, no mínimo, dois parágrafos.
  • A conclusão é o fechamento do texto. Mas é válido lembrar que a introdução, desenvolvimento e conclusão são ligados e dependentes entre si para que a coesão e coerência textual sejam mantidas e o texto faça sentido.

Etapas

  • Chuva de Ideias

Em alguns minutos, respeitando seu tempo e o prazo dado para fazer a prova, anote todas as informações relacionadas ao tema que surgirem em sua mente. Após esse processo, separe os 4 ou 5 que considere mais importantes.

  • Rascunho

Comece a escrever o rascunho da redação, buscando apresentar a opinião do seu texto sobre o tema logo no primeiro parágrafo, ou seja, na introdução. No desenvolvimento, argumente com hipóteses, fatos e citações, sempre de forma consistente, organizando os assuntos nos parágrafos de desenvolvimento. Na conclusão do texto, apresente uma solução ou reforce sua tese.

  • Redação Definitiva

A legibilidade de sua redação é essencial para que ela seja lida, compreendida e corrigida pelo examinador. Respeite os recuos, margem e alinhamento do seu texto. As palavras erradas devem ser riscadas com apenas um traço simples, sem muitas rasuras.

VEJA TAMBÉM: Como a graduação ajuda na hora de fazer concurso público?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.