Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Você é realmente produtivo ou apenas ocupado? Responda a estas 8 perguntas e descubra!

1 de fevereiro de 2019

Compartilhe esta notícia:

A maioria dos profissionais são muito ocupados. No entanto, ser ocupado é fácil.  E ser realmente produtivo, é bem diferente. Tente reparar à sua volta. As pessoas ocupadas são organizadas e completam suas listas de tarefas (ou não).

As pessoas produtivas, por outro lado, completam suas tarefas, mas dão prioridade às demandas realmente importantes. E isso tem um impacto positivo em suas carreiras e em suas vidas pessoais.  Quer saber se você é produtivo ou ocupado?

Acompanhe este artigo que preparamos para você aprender a determinar a diferença – e encontrar maneiras de ser bem mais eficaz –  vamos lá?

 

Faço tudo com um objetivo claro em mente?

Esforço sem um propósito genuíno é apenas esforço. As pessoas produtivas não se preocupam em apenas saber o que fazer. Elas sabem o porquê de fazer, têm objetivos de longo prazo. E suas tarefas imediatas visam apoiar os objetivos de longo prazo.

Em resumo, as pessoas produtivas têm um propósito e cada tarefa é em função desse propósito. As pessoas produtivas não são escravas da rotina, elas são comprometidas a alcançar seus objetivos eliminando obstáculos e colocando de lado as distrações que podem prejudicar o trabalho.

Neste sentido, a primeira coisa a ser feita é definir seus objetivos para decidir o que sucesso é para você. Fica bem mais fácil estar focado (e ser produtivo) quando você realmente está comprometido com um objetivo claro em sua mente.

 

Faço planejamentos e crio métodos para alcançar meus objetivos?

Se você é um empreendedor, seu objetivo é que seu negócio seja um sucesso. E seus métodos provavelmente consistem em vendas, marketing, operações, lucros etc.

Se um objetivo claro é o ponto de partida para seu planejamento e mapeamento de onde você quer chegar, o método é a maneira de progredir rumo ao sucesso.

As pessoas produtivas sabem que o objetivo pode direcioná-las e ajudá-las a seguir para suas metas em menos tempo. Afinal, todos temos sonhos e ter clareza em como alcançá-los faz toda a diferença.

 

Acredito em mim mesmo?

Ser autoconfiante nem sempre é fácil. E nossos sonhos requerem trabalho duro. Para seguir adiante quando nossas metas ainda estão distantes é preciso otimismo e autoconfiança. Essa é uma das razões pelas quais as pessoas ocupadas desistem e as produtivas perseveram.

Elas aceitam o fato de que o único caminho de chegar onde querem não consiste em apenas tentar, mas  em continuar tentando. E sabem que em algum momento irão conseguir.

 

Acredito estar no comando da minha vida?

Muitas pessoas acreditam que a sorte tem muito a ver com o sucesso ou com o fracasso. Se são bem-sucedidas, foi graças à sorte, se fracassam foi por azar. A sorte (ou circunstâncias, se preferir) certamente tem certa influência, mas as pessoas produtivas não se preocupam muito com boa ou má sorte.

Elas acreditam que o sucesso depende totalmente de suas ações e esforços: se foram bem ou mal sucedidas, foi por causa de suas ações. As pessoas produtivas não desperdiçam energia se preocupando com má sorte.

Elas estão muito comprometidas fazendo as coisas acontecerem. Afinal, sabem que nunca poderão controlar a sorte, mas podem controlar as suas próprias atitudes.

 

Estou atento ao “aleatório”?

Quando você está focado (a) apenas à rotina operacional, corre o risco de não se dar conta de novas oportunidades, novas abordagens, ou mesmo, novos métodos.

Não é preciso reinventar a roda, mas pode-se muito bem ficar atento ao que está funcionando e adotar novos métodos.

 

Uso meus objetivos para fazer das minhas decisões automáticas?

As pessoas produtivas estão sempre atentas ao o impacto de cada decisão sobre seus objetivos. Esse é um dos motivos pelos quais elas parecem tão decididas. Indecisão costuma ser consequência da falta de objetivos claros.

Portanto, se você se deparar com a dúvida, pare por um momento e pense em seus objetivos. Eles o ajudarão a chegar a uma conclusão com mais assertividade. Quando há clareza em seus propósitos, as decisões serão praticamente automáticas.

 

Me envolvo em muitas tarefas ao mesmo tempo?

Muitas pesquisas indicam que fazer muitas tarefas simultaneamente é contraproducente. As pessoas produtivas focam uma tarefa de cada vez. Elas realizam a tarefa com excelência e, só então, mudam para a próxima tarefa.

 

Peço ajuda?

As pessoas ocupadas eventualmente pedem ajuda quando não conseguem completar alguma tarefa. As pessoas produtivas  são ágeis em pedir ajuda quando precisam. Isso demonstra respeito pela experiência, ideias e habilidades das outras pessoas. Respeito mútuo é fundamental para qualquer relação sólida.

E a melhor forma de construir uma relação de respeito é ser o primeiro a demonstrá-lo. Quer ser mais produtivo? Esteja entre pessoas que confiam em você além de motivar, inspirar. Com isso, mesmo que você não alcance todos os seus objetivos, sua vida vai se tornar muito melhor.

 

VEJA TAMBÉM:  Jornada tripla de trabalho: é possível ter tempo para tudo?

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.