Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Você escreve bem?

27 de julho de 2018

Compartilhe esta notícia:

Você pode até não ter ouvido essa pergunta dessa forma, mas com certeza já conhece os benefícios de uma boa escrita. Algo quase raro hoje em dia, tendo em vista a linguagem informal tanto disseminada no universo digital, fez dos bons escritores disputados no mercado do trabalho. Aquela pessoa que consegue transmitir tudo o que se foi pensado em palavras, que consegue traduzir necessidades inexplicáveis, que conseguem ser empáticos e estratégicos em suas palavras e, claro, tudo isso com um português impecável. Pensou em alguém? Pois bem, esse alguém pode ser você! Confira algumas dicas para treinar a sua escrita:

  1. Estruture a ideia geral do seu texto

Você resolverá algum problema comum às pessoas com o seu texto? Quais as possíveis utilidades que o leitor poderá encontrar no seu texto? Pense em como construir a melhor abordagem. O que deve entrar na introdução para despertar o interesse do leitor? Qual será o argumento principal a ser desenvolvido? Qual seria o melhor desfecho para a sua ideia?

  1. Faça pesquisas complementares

Diante do que você estruturou, pense em curiosidades extras, dados, informações adicionais que podem agregar ainda mais valor ao seu texto. Pense que você está prestando um serviço com o seu conteúdo. Seu texto pode ser só mais um diante dos demais ou pode ser a resposta de várias dúvidas aos interessados. Posicione-se de forma assertiva.

  1. Inicie o seu texto

Criou os tópicos do texto e já está com todas as pesquisas complementares feitas? Então, mãos à obra! Mas, atenção, durante a escrita há outros cuidados a serem tomados!

  1. Seja simples

O pior e o mais comum dos erros de quem quer ser reconhecido como um bom escritor é o esforço por “escrever difícil”. Para demonstrar o talento, o escritor usa e abusa daquelas palavras robustas, que poucos sabem o significado, mas que soam bonitas demais. A dica é: não faça isso. O bom escritor é aquele que se faz entender até aos menos instruídos naquele determinado assunto. Simplifique. Vá direto ao ponto. Seja enfático, se precisar. Mas, não seja repetitivo. Diga todo o necessário em menos palavras possíveis.

  1. Cuidado com falsas informações

Não afirme coisas que você não tenha absoluta certeza. Verifique suas fontes e, caso sinta um mínimo de insegurança quanto a algum dado ou informação, opte por não utilizá-los. Uma boa dica também é sempre pesquisar sobre argumentos opostos e em que se baseiam. Assim, você ganhará credibilidade.

  1. Revise

Erros de português ou de digitação ocorrem com os piores aos melhores escritores. Revise sempre e, se possível, peça para que outra pessoa leia também antes de partir para a divulgação.  Todo este cuidado irá refletir no seu profissionalismo.

 

LEIA TAMBÉM:

Qual é o seu tipo de inteligência? Descubra os 9 perfis

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.