Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Você está preparado para ser chefe?

26 de fevereiro de 2016

Compartilhe esta notícia:

 

chefe-malNa vida corporativa é comum termos momentos em que ficamos chateados com o chefe. Não faltam motivos: arrogância, insensibilidade, aparente incompetência, favoritismo, injustiças… Mas você já perguntou a si mesmo se faria melhor?

Um estudo realizado pela consultoria global de gestão de negócios Hay Group reuniu informações de mais de três mil líderes brasileiros. A pesquisa aponta que 63% dos gestores não conseguem desenvolver um bom clima organizacional em suas equipes. E isso afeta a produtividade e os resultados das organizações.

Veja a seguir alguns auto questionamentos para saber se você tem as características de um bom líder.

1 – Sua verdadeira motivação para galgar uma promoção é o status?

As promoções não devem ser encaradas apenas como premiações. Ser líder é mais do que ter o poder de delegar tarefas. A promoção é, na verdade, um voto de confiança no profissional: trata-se da convicção de que ele tem a capacidade de trazer mais resultados e motivar sua equipe a fazer o mesmo. Com a promoção vem o aumento das responsabilidades. A liderança deve vir com a capacidade de entregar resultados e jamais movida pela vaidade de poder.

2 – Você tem uma visão macro do negócio?

A capacidade de gerenciar uma equipe está relacionada com seu grau de conhecimento dos objetivos da empresa. Lembre-se que em funções operacionais, a tendência é que o profissional está apegado a detalhes técnicos da sua função. O novo gestor deve ter em mente que os detalhes fiquem a cargo da equipe e procure guiar suas ações por uma visão estratégica baseada em resultados para a empresa como um todo.

3 – Você gosta de pessoas?

Um gestor não precisa ser necessariamente amigo de seus subordinados. No entanto, é preciso um mínimo de empatia e sensibilidade. Lembre-se que entre as funções de um gestor está a administração de expectativas e rendimento da equipe. E a única forma de ser bem sucedido nesse desafio é conhecer a equipe e as capacidades e limitações específicas de cada colaborador.

4 – Você sabe lidar com burocracia?

Por mais informal e descontraído que seja seu ambiente de trabalho, não há como fugir das regras. São leis trabalhistas, planejamento de férias, horas extras, avaliações de funcionários, entre outras demandas comuns aos cargos de gerência. Cabe ao gestor a supervisão de sua equipe.

5 – Você considera seu trabalho mais eficiente do o dos outros?

As funções de gerência têm por pressuposto a capacidade de delegar tarefas e desenvolver colaboradores para executá-las a contento. Estar preparado para um cargo de chefia consiste, portanto, na capacidade de escolher o colaborador certo para cada atribuição e confiar a ele o trabalho.

Com informações do portal IG

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.