Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Você precisa ser mais confiante na entrevista de emprego. Aprenda como!

18 de março de 2016

Compartilhe esta notícia:

É comum que os profissionais acreditem que ter um bom currículo, ou uma boa indicação, e saber se comportar em uma entrevista, é o suficiente para conseguir a tão sonhada vaga.

No entanto, é preciso saber que o entrevistador está te observando o tempo todo, portanto, esteja seguro e, para isso, a autoconfiança é o passo mais importante. Esse é o segredo para que todo o resto funcione.

Então, vamos às dicas da AVM faculdade Integrada para ajudar você a conquistar sua vaga no mercado de trabalho.

Crie uma conexão com o entrevistador e não tente impressioná-lo

Na entrevista, é importante ser simpático, não forçado. Para maximizar a confiança, a sua energia deve ser focada na construção de um relacionamento com o seu entrevistador, em vez de tentar impressionar ele ou ela.

Use técnicas de respiração para aumentar a confiança

Quando você pratica exercícios de respiração, seu coração fica mais relaxado e a consciência também. É muito importante fazer esses exercícios antes da entrevista ou em qualquer outra atividade em que você esteja tenso, são muito úteis. Concentrar-se na sua respiração pouco antes de uma entrevista, ajuda a acalmar os nervos. Quando estamos ansiosos, nosso sangue flui longe de nosso cérebro porque é como se estivéssemos em modo de luta ou fuga, e as nossas funções cognitivas podem sofrer. A respiração lenta e profunda trará o oxigênio de volta ao cérebro e irá ajudá-lo a pensar com mais clareza.

Seja gentil com você mesmo antes da entrevista

É importante falar com si mesmo com compaixão, como um melhor amigo, e dissipar quaisquer pensamentos críticos que estão em seu caminho. Não tenha medo de vender-se. Muitos ficam preocupados se irão parecer arrogantes, mas o entrevistador não é leitor de mente e não sabe automaticamente o que você tem para oferecer, por isso, é você quem vai vender seu peixe.

Tenha uma postura corporal alinhada e ereta

Use poses de energia antes de ir para a entrevista para ajudar com os nervos. Concentre-se no momento presente, se concentre na sua respiração ou em sensações corporais, por alguns momentos isso vai ajudar a acalmá-lo. Na entrevista também lembre-se de falar devagar, porque tendemos a correr com as palavras quando estamos nervosos. Não tenha medo de silêncios. Às vezes, deixar pausas em suas sentenças irá ajudá-lo a comandar melhor a situação.

Imagine-se sucedendo

Imaginar-se sendo bem sucedido em uma próxima entrevista de emprego vai dar um impulso à sua confiança e autoestima. Antes de ir, visualize uma entrevista bem sucedida, imagine como você caminha até a empresa, aperta a mão do entrevistador e responde as perguntas com confiança. Esta técnica irá ajudar a acalmar os nervos pré-entrevista. Se você tem uma forte crença de que você é a melhor pessoa para o trabalho isso vai te deixar relaxado e a confiança te ajudará.

Prepare e ensaie respostas em voz alta

Isto não significa que você deve ir com respostas prontas tiradas de internet. Esqueça isso! Isso não funciona, pois cada entrevista é conduzida de um jeito. Mas se você entra em uma entrevista com respostas preparadas para a maioria das perguntas, isso tira a pressão e faz com que a confiança depositada em você aumente. Para se certificar de que você está bem equipado, ensaie respostas, simule entrevistas com um amigo. Olhe para as habilidades, experiências, conhecimentos e qualidades pessoais que você tem e pense em exemplos que mostram como você desenvolveu esses pontos. Isto vai fazer toda a diferença para a sua confiança.

Faça amizade com sua ansiedade e sorria

Uma técnica para adquirir grande confiança é a de “fazer amizade” com sua ansiedade. Antes de uma entrevista, pense em si mesmo. Realmente é uma grande técnica sorrir para a ansiedade, ao invés de tentar suprimi-la ou dominá-la com pensamento negativo.

Pratique essas técnicas de confiança e veja como isso faz a diferença, não só em uma entrevista, mas em uma apresentação de trabalho ou qualquer outra atividade. Nós conseguimos ter muito mais desenvoltura, autonomia e segurança quando estamos mais confiantes naquilo que estamos propondo e encarando de fato. Seja você mesmo em sua essência, mas com sutilidade, e lembrando sempre que você está em um ambiente profissional, portanto, nada de exageros.

Leia também: Linguagem corporal: Saiba como ela pode influenciar na entrevista de emprego

Fonte: Catraca Livre

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.