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Você sabe transmitir um feedback?

20 de fevereiro de 2019

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A forma que um feedback é transmitido pode interferir totalmente no comportamento do profissional que o recebe. Por isso, saiba que há maneiras e maneiras de se comunicar com o receptor da mensagem. Entretanto, um bom feedback, também, poderá impulsionar e motivar o seu colaborador.

Não existe fator mais desmotivador do que um feedback superficial. Você deve estar se perguntado como vencer esse desafio sem deixar que esse sentimento tome conta de suas emoções e atrapalhe o desenvolvimento da sua vida profissional, não é mesmo?

Para responder a essa dúvida e tantas outras que permeiam esse assunto, acompanhe a seguir as incríveis dicas que preparamos para você. Confira!

 

Objetivo do feedback

O maior intuito da prática do feedback é construir uma relação de confiança. Mas, para que se atinja esse objetivo, é necessário estabelecer qualquer tipo de comunicação. Com ela é possível que haja uma compreensão.

 

Tipos de Feedback

Cobre um feedback da sua gestão e de colegas de equipe. Quando você se abre para ouvir a visão de outras pessoas que estão de fora da sua atividade profissional, demonstra que está pronto para mudanças.

Saiba identificar cada um dos tipos de feedback, veja:

Positivo

Tem a ideia de reforçar um comportamento que agrada. Nesse caso, é usado para motivar o profissional a continuar com determinada conduta;

Corretivo

O nome já diz tudo, ou seja, aponta os erros do profissional de modo a desafiá-lo para superar tal comportamento;

Insignificante

Geralmente, são argumentos fracos e vazios. Não causa efeito e dificilmente vai alcançar algum objetivo;

Ofensivo

Diferente do corretivo, este tem o objetivo de expor e menosprezar o profissional. Esta espécie deve ser abolida.

 

Aplicabilidade do feedback

Saiba como aplicar um feedback para que ele contribua para o crescimento do profissional:

Positivo

Construa um feedback positivo aplicando passos indispensáveis. Aponte uma conduta específica e detalhe as consequências decorrentes dela. Relate o seu entendimento sobre determinado comportamento e por que razão o compreende dessa forma.

Ex.: Resultado de vendas de um colaborador foi excelente, parabenize-o pelo empenho dedicado em sua atividade na busca de bater e superar a meta estabelecida pela empresa. Diga que tem orgulho em tê-lo como membro de sua equipe.

 

Corretivo 

O mais adequado para este caso é ajustar o comportamento do profissional, por isso, evite a imposição, persuasão e ameaça.

O meio mais apropriado é tentar dar o feedback positivo primeiro, caso não funcione, comece com perguntas cuidadosamente direcionadas ao comportamento. Aponte, também, qual mudança necessária para que ele mude. Por fim, caso não ocorra as mudanças esperadas aplique a disciplina adequada e estipule um limite.

Dar um feedback nem sempre é uma tarefa fácil, mas é essencial fazê-lo como ferramenta de relacionamento, ele fortalece as relações, tanto na vida pessoal, mas, principalmente, no trabalho.

 

Leia também: 6 sinais que seu chefe valoriza você

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