Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Você sabia? (Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência)

21 de setembro de 2016

Compartilhe esta notícia:

Post Face - Dia Nacional de Luta das Pessoas com DeficiênciaO Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi escolhido para ser celebrado no 21 de setembro por ser próximo ao início da Primavera (23 de setembro) e por coincidir com o Dia da Árvore. Além do significado forte de renascer das plantas, a data vem simbolizar o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.

A data foi instituída oficialmente em 14 de julho de 2005, pela Lei nº 11.133, mas já era idealizada em 1982, por Cândido Pinto de Melo, um ativista do movimento das pessoas com deficiência. Cândido foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, organização de pessoas com deficiência que já se reuniam mensalmente desde 1979, e discutiam propostas de intervenções para a transformação da sociedade paternalista e da ideologia assistencialista.

Lutar pelas causas das pessoas com deficiência é um trabalho diário, no entanto, o ‘21 de setembro’ é um marco que pede a nossa reflexão e a busca por novas soluções. A desigualdade, a exclusão, o preconceito e a falta de acesso a serviços continuam evidentes em diversos meios e círculos sociais. E o primeiro passo para uma mudança estrutural sempre será a informação.

“Que a desculpa do “não sentir” não me torne indiferente à luta dos que sentem”.

Que esta data seja significativa para todos nós na medida em que nos comprometemos a tratar a todos com o respeito e a dignidade que têm direito.

Texto do Blog Vidamaislivre, revisado e adaptado por wPós.

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.