Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Você sabia? Existem expressões que não devem ser usadas no trabalho

30 de dezembro de 2015

Compartilhe esta notícia:

 

Possuir uma boa comunicação no trabalho é fundamental para a carreira de todo o profissional.  Desde as atitudes proativas, até saber escolher as palavras certas em determinado momento, podem fazer a diferença e lhe garantir uma boa reputação no seu ambiente de trabalho. Mas é importante saber que basta uma pequena frase mal elaborada ou uma palavra com potencial negativo, para prejudicar a sua imagem perante a equipe.

Nossos comentários dizem muito à respeito de quem somos. Por meio do discurso de alguém é possível identificar características como pouca produtividade, irresponsabilidade, desconhecimento e por aí vai. Quer um exemplo? Já parou pra pensar que uma simples expressão como ‘’ Vou tentar..’’ pode passar a impressão de que ‘’Não quero fazer, mas não vou dizer isso abertamente’’ ? Ou, até mesmo, passar a sensação de incerteza aos colegas.

Por isso é bom ficar atento, algumas expressões quando ditas incorretamente ou fora do contexto, podem ter um impacto negativo sobre a sua carreira, prejudicando até mesmo o seu crescimento profissional e a sua imagem.

Com pequenas mudanças no seu comportamento é possível reverter algumas situações e fazer toda a diferença no seu relacionamento com os demais. Pensando nisso, reunimos algumas expressões que você deve evitar no ambiente de trabalho. Veja!

 

  • ‘’Eu não tenho certeza disso…’’

Essa frase passa a sensação de insegurança aos demais, indicando que você não confia no próprio potencial, por isso procure não utilizá-la nos seus diálogos no trabalho. Se você se sente inseguro para realizar alguma tarefa peça ajuda à algum outro colega mais experiente.

 

  • ‘’Isso não vai funcionar…’’

Não há nada que demonstre mais pessimismo do que essa expressão.  Se você não se agradou de uma ideia proposta demonstre seu descontentamento apenas se tiver outra solução melhor. Do contrário prefira ficar calado.

 

  • ‘’Deixa eu te contar uma coisa que eu ouvi…’’

É um hábito péssimo e que se não ficarmos atentos no dia-a-dia pode prejudicar tanto a carreira como contaminar o ambiente de trabalho. Fofocas não acrescentam em nada ao seu trabalho e muito menos à suas relações com os colegas. Lembre-se que a fofoca diz mais sobre quem você é do que o outro. Fique atento!

 

  • ‘’Eu vou tentar…’’

Como dito anteriormente essa expressão passa a sensação de incerteza. Em uma reunião ou conversa prefira utilizar ‘’eu farei isso’’ de forma confiante, assim ganhará mais credibilidade.

 

  • Gírias e palavras de baixo calão

É um clichê, mas muitos profissionais se esquecem de que estão no seu ambiente de trabalho e não em casa com os colegas ou em uma mesa de barzinho com os amigos, e acabam se descuidando do próprio vocabulário. É preciso ter um discurso adequado ao ambiente para não passar a impressão de que é pouco profissional aos demais.

 

Leia mais: 5 habilidades que você precisará desenvolver nos próximos anos

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.