Opa, pensando em se especializar?
Conheça os nossos mais de 900 cursos de Pós-Graduação EAD.

Conheça os cursos
Fale com um consultor

Você sabia que hoje é Dia Mundial da Alfabetização?

8 de setembro de 2017

Compartilhe esta notícia:

Nesta sexta-feira, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data de 8 de setembro foi instituída pela ONU e pela Unesco em 1967. A iniciativa visa o debate e o fomento da alfabetização. A má notícia é que, em pleno século XXI, os índices de analfabetismo ainda são altos, sobretudo nos países com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No Brasil, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada em novembro de 2016, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há ainda 12,9 milhões de analfabetos. Confira detalhes:

 

Mas por que o analfabetismo é tão preocupante?

Sabemos que quanto maior o acesso ao conhecimento, maiores as chances de o indivíduo se desenvolver profissionalmente de forma a conquistar rendimentos que permitam melhor qualidade de vida. Mas, não só isso, imagine todo o seu dia a dia, nos mínimos detalhes, em um cenário em que você não foi alfabetizado. Esta matéria que jamais seria lida, as placas das ruas, dos ônibus, os lembretes, os cardápios, os avisos e comunicados, as redes sociais que não fariam o menor sentido, aquele cadastro efetuado, aquela mensagem que precisaria ser enviada, a navegação pelo celular ilegível… Poderíamos citar tantas e tantas coisas. E isso é necessário para que o entendimento seja feito: mais do que saber “ler e escrever”, o analfabeto é excluído, diariamente, de todo um caminho de comunicação estabelecido entre cidade e sociedade e outros.

Nesse sentido, promover a alfabetização de crianças – e adultos – é de extrema importância para o desenvolvimento de um país. E, por isso, os esforços para erradicar o analfabetismo são uma constante que já tem trazido resultados significativos. De acordo com a ONU, cerca de 84% da população mundial já pode ser considerada alfabetizada. Mas ainda existe o desafio do “letramento” da população.

Diferentemente do que se pode pensar, letramento e alfabetização não são sinônimos. Alfabetizar significa orientar o indivíduo para o domínio da tecnologia da escrita. Já letrar significa levá-lo ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma pessoa alfabetizada é alguém que sabe ler e escrever. Uma pessoa letrada, por sua vez, é alguém que tem o hábito da leitura e da escrita de diferentes gêneros de textos.

Nesta data instituída para lembrarmos que a alfabetização e o letramento são peças-chave para a diminuição das injustiças sociais, influindo de maneira decisiva na vida das pessoas, o wPós parabeniza a todos aqueles que, como profissionais de Educação, dedicam suas vidas à alfabetização e ao letramento de crianças, jovens e adultos!

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”.

Mario Quintana

VEJA TAMBÉM: Graduação em pedagogia: tudo que você precisa saber sobre o curso

Compartilhe esta notícia:

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Assine nossa newsletter

Junte-se às mais de 80 mil pessoas que receberam nossas novidade sobre pós-graduação a distância por email.