METODOLOGIA

Modelo Pedagógico - wPós

O Modelo Pedagógico dos cursos do wPós está calcado no processo de ensino e aprendizagem focado no aluno. Esse modelo disponibiliza o material didático em diversos formatos, para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O tutor/professor faz a gestão individualizada, acompanhando,avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada. Além disso, o aluno pode iniciar o curso independente de turma ou semestre.

Ciclo de oferta das disciplinas

Utilizamos o modelo cíclico de ofertas mensais de disciplinas.O aluno inicia o curso pela disciplina de Desenvolvimento Profissional e, a partir do mês seguinte, cursa a disciplina que está sendo ofertada no mês. Não existem pré-requisitos entre as disciplinas.

Processo de ensino e aprendizagem

O processo de ensino e aprendizagem é baseado nas interações assíncronas entre tutor/professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas.

O conteúdo da disciplina é dividido em Unidades e estas, pors ua vez, são divididas em capítulos e partes.

O plano da disciplina prevê que o aluno estudará e seráavaliado em uma ou duas unidades por semana.

Segue a composição da sala de aula na plataforma:

  • Material didático: Conteúdo disponibilizado tanto em PDF quanto em HTML. Trata-se do mesmo conteúdo apenas transposto em formatos de apresentação diferentes. O PDF basicamente existe para permitir ao aluno que faça a impressão do conteúdo.O HTML por sua vez, apresenta o conteúdo com um desenho instrucional mais elaborado, interativo e com navegação facilitada. É responsivo, o que permite a visualização tanto em computador pessoal quanto em dispositivos mobile.Vídeos também podem ser inseridos nos HTMLs para complementar o entendimento do conteúdo.
  • Biblioteca virtual da sala: Conteúdo complementar, como textos, links, vídeos, artigos, etc, que são disponibilizados pelo tutor/professor para enriquecer o material de estudo do aluno.
  • Fórum de dúvidas (SALA DO TUTOR/PROFESSOR): Espaço de comunicação disponível para tirar dúvidas e fazer postagem de comunicados diversos a respeito da disciplina.
  • Atividades avaliativas:
    • Fórum
    • Questionários objetivos com auto-correção
    • Memorial
    • Ferramenta de envio de atividades, onde o aluno envia arquivos que são corrigidos e avaliados pelo tutor/professor. Os arquivos podem ser devolvidos pelo tutor/professor para ajustes, se for o caso.
  • Enquete:Questionários de avaliação de reação, onde o aluno responde questionário avaliando tutor/professor, material, plataforma e seu desempenho
  • Avaliação

    Após o término de cada disciplina, o aluno recebe a nota EAD que é a soma das notas de todas as atividades desenvolvidas a distância na sala virtual.

    Para as disciplinas específicas, a nota máxima EAD é 40,sendo que o aluno precisa de aproveitamento mínimo igual a 10.

    A nota final de cada disciplina específica será complementada somando-se a nota da prova final presencial.

    A prova final presencial é composta de 30 questões objetivas que abrangem o conteúdo de todas as disciplinas específicas do curso.

    No caso da disciplina de Desenvolvimento Profissional, para a qual não se aplica a prova final presencial, a nota mínima para aprovação é70 e a máxima 100.

    O aluno que atingir o aproveitamento mínimo nas atividades EAD em todas as disciplinas (70 em Desenvolvimento Profissional e 10 cada uma das disciplinas específicas) estará apto a fazer prova final presencial.

    Como dito anteriormente, a nota da prova final é somada à nota EAD de cada uma das disciplinas específicas para gerar a nota final de cada disciplina.

    O aluno é aprovado no curso e torna-se concluinte se atingira aproveitamento mínimo 70 em todas as disciplinas.

    Recuperação

    São duas as modalidades de recuperação:

    1. Prova de recuperação: é obrigatória para os alunos que não atingirem nota 30 na prova final presencial, sendo que a nota máxima da prova é 60. Ou seja, é obrigatória para os alunos que não acertarem pelo menos 50% das questões da prova. Mesmo tendo atingido nota superior a 30 na prova final, o aluno pode optar por fazer a prova de recuperação com o objetivo de recuperar a nota de todas as disciplinas nas quais não atingiu a nota mínima 70 para aprovação.
    2. PRR:caso o aluno tenha atingido a nota mínima 30 na prova final presencial, tem a opção de recuperar as notas EAD das disciplinas para as quais sua nota final foi inferior a 70. O aluno será inscrito em uma sala de recuperação das atividades EAD para cada disciplina para a qual necessita recuperação. Nessa sala não existem fóruns e interação entre os alunos, apenas interação com o tutor/professor no desenvolvimento das atividades avaliativas. A nota EAD da disciplina de PRR deverá ser superior à nota EAD da disciplina correspondente para substitui-la. Para ter a disciplina recuperada, o resultado da soma da nota EAD da disciplina de PRR coma nota da prova final deverá ser, no mínimo, 70.

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