Pós-Graduação EAD em Educação Especial Inclusiva

Faixa 2
8meses
400 horas
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Pós-Graduação a Distância em Educação Especial Inclusiva

Objetivo

  •  

    Ampliar o conhecimento dos fundamentos educacionais especiais que favorecem uma atuação de qualidade, ajudando a escola na gestão projetos que venham a auxiliar o aluno com deficiência ou superdotação, planejando coletivamente, avaliando processos e promovendo a participação coletiva.

     

  •  

    Analisar os fundamentos da educação especial refletindo sobre o contexto sócio-histórico econômico cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais compreendendo a inclusão como fator de crescimento de todos os autores e atores da escola.

     

  •  

    Discutir o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, discutindo as práticas avaliativas na contemporaneidade, entendendo a necessidade de adaptações nessa prática para que os alunos com necessidades educacionais especiais sejam atendidos em suas diversidades.

     

  •  

    Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a educação;

     

  •  

    Compreender a necessidade da articulação entre as diferentes áreas do conhecimento (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade) para a construção de uma visão mais ampla e adequada da realidade a partir de um saber não fragmentado;

     

  •  

    Conscientizar o profissional da educação da necessidade de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do atendimento inclusivo na escola;

     

  •  

    Considerar sobre o uso das novas tecnologias de ensino como ferramenta pedagógica e suas implicações na prática educativa para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na sociedade.

     

  •  

    Desenvolver competências necessárias à prática pedagógica para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais;

     

  •  

    Especializar profissionais com capacidades técnica, política e ética para atuar na Educação para todos tendo como referências as peculiaridades desse campo de atuação e as atuais tendências educacionais para o atendimento das diversidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.

     

  •  

    Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, memorial acadêmico, artigo acadêmico, entre outros;

     

  •  

    Expandir os conhecimentos sobre a organização do trabalho pedagógico nos diversos espaços educativos;

     

  •  

    Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como educador na atual sociedade brasileira.

     

  •  

    Fortalecer uma atitude favorável em relação a participação em colegiados ou órgãos similares que defendam a inclusão de todos na escola para todos.

     

  •  

    Realizar atividades de pesquisa, especialmente, as relacionadas à pesquisa qualitativa em educação especial, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo;

     

  •  

    Reconhecer a importância de se conhecer profundamente as referências legais necessárias a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais na escola.

     

  •  

    Refletir sobre a necessidade da formação continuada do educador, por meio da práxis pedagógica, para a compreensão do processo de produção do conhecimento e da provisoriedade das verdades científicas;

     

  •  

    Ponderar sobre a função social do educador nos diversos espaços educativos e sobre a prática pedagógica, compreendendo-a como prática social específica;

     

  •  

    Promover reflexão sobre as bases teórico-metodológicas para o exercício da Educação Especial Inclusiva articulada à produção do conhecimento no ensino e na pesquisa de saberes essenciais para a prática pedagógica em salas de aula inclusivas.

     

  •  

    Prover os participantes de uma visão abrangente e atualizada da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, no contexto do atendimento educacional especializado;

     

Área de Conhecimento

Educação

Público-alvo

Destinado  a educadores e demais profissionais graduados que atuam ou venham a atuar na área da educação especial.

Metodologia

O curso é 100% online, inclusive as avaliações. Não há exigência de encontros presenciais e nem de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.

As interações assíncronas entre professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
DISCIPLINA HORAS
As Dificuldades de Aprendizagem das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - A Educação Inclusiva 60h
Desenvolvimento Profissional 40h
Didática e Manejo do Aluno com Deficiências Intelectuais - A Síndrome de Down e seus Aspectos de Desenvolvimento e Aprendizagem; a Deficiência Física 60h
Didática e Manejo do Aluno com Deficiências Sensoriais (Auditiva, Visual e Surdocegueira) 60h
Didática e Manejo do Aluno com Transtorno do Espectro Autista e Hiperatividade 60h
Educação Especial Inclusiva na Sociedade Contemporânea 60h
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa - Identificando e Acompanhando os Alunos com Deficiência nas Escolas Regulares 60h
Carga Horária Total 400h
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Optativa)* 60h
Carga Horária Total com TCC 460h
*O TCC é opcional e tem custo adicional.
Certificação

A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016. A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.

O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.

VANTAGENS DE SER ALUNO UNYLEYA

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INVESTIMENTO

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 400 horas
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