Apresentar ao aluno princípios básicos da ergonomia auxiliando a compreensão das relações existentes entre o homem e o trabalho. Contribuindo dessa forma, para o desenvolvimento de uma visão integrada dos diferentes aspectos relacionados aos seres humanos envolvidos com diferentes atividades ocupacionais; Capacitar o aluno a dimensionar espaços, objetos e equipamentos tendo como base as medidas humanas e analisar os espaços em função das necessidades funcionais; Capacitar o aluno para compreensão das adaptações fisiológicas frente às diferentes condições de trabalho, bem como dos principais mecanismos fisiopatológicos relacionados ao desenvolvimento de lesões e alterações musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho; Compreender os princípios teóricos associados aos benefícios da prática de exercícios no ambiente ocupacional tornando o aluno apto à utilização consciente dessa forma de intervenção; Demonstrar e discutir os preceitos da gestão em saúde e segurança do trabalho por meio da legislação e normatização vigente convergindo com noções de direito trabalhista para a capacitação do profissional, demonstrando como delinear um projeto ergonômico; Demonstrar os processos de gestão de projetos ergonômicos e relacionados à segurança do trabalho, bem como sua atuação em sistema s complexos de produtividade; Desenvolver a habilidade no desenvolvimento das atividades de pesquisa, dominando o método científico, as etapas de observação no controle experimental e na aplicação dos resultados obtidos; Desenvolver o referencial conceitual e instrumental associado à Análise Ergonômica do Trabalho, visando capacitar os alunos para elaborar Relatórios Técnicos de Ergonomia; Discutir as inter-relações entre o profissional ergonomista, o trabalhador e a empresa; quais as exigências e responsabilidades da empresa perante seus trabalhadores, a responsabilidade do profissional ergonomista atuante no setor empresarial. Utilização da bioestatística como ferramenta no tratamento dos dados. Principais métodos de bioestatística; Estudar e compreender aspectos operacionais da legislação trabalhista e previdenciária, normas regulamentadoras e complementares. Essa disciplina tem por objetivo capacitar o profissional a discutir e trabalhar com direito trabalhista em relatórios técnicos; Estudar e compreender aspectos relacionados à Biomecânica ocupacional capacitando o aluno a compreender e avaliar o ambiente de trabalho; Identificar fatores de risco presentes em ambiente ocupacional. Capacitar o aluno a aplicar estratégias de avaliação adequadas para se determinar a sobrecarga musculoesquelética, com o intuito de nortear a prevenção dos riscos de lesões ocupacionais; Prover a fundamentação teórica para a elaboração da monografia na perspectiva da pesquisa qualitativa em ergonomia.
Saúde
Administradores, engenheiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e demais profissionais da área de saúde e segurança do trabalho graduados nas áreas exatas, biológicas (saúde), humanas e demais profissionais de nível superior, interessados em aprimorar seus conhecimentos relativos a segurança e saúde ocupacional.
O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.
As interações assíncronas entre professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.
DISCIPLINA | HORAS |
---|---|
Estratégias e Métodos de Atuação em Ergonomia | 60h |
Desenvolvimento Profissional | 40h |
Biomecânica Ocupacional e Antropometria Aplicada | 40h |
Fisiologia do Trabalho e Doenças Ocupacionais | 60h |
Ética Profissional, Bioestatística, Legislação e Normas Complementares à Ergonomia | 40h |
Gestão de Projetos em Ergonomia e Segurança em Sistemas Complexos | 40h |
Gestão de Pessoas, em Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho | 40h |
Ergonomia Cognitiva, Ergonomia Design de Produtos e Ergonomia Integrada à Gestão da Produção | 40h |
Carga Horária Total | 360h |
A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016. A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: emec.mec.gov.br.
O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.
Ser Unyleya é sinônimo de vantagens! Aqui você tem:
Um clube de vantagens para chamar de seu, aluno Unyleya! Descontos e benefícios em mais de 10.000 parceiros, desde estabelecimentos físicos, lojas online e serviços em todo o Brasil.
Receba créditos e resgate prêmios como Smartphones, Notebooks e Tablets.
Descontos especiais somente para alunos em todos os cursos da Carnegie Brasil.
Oportunidades de emprego em parceiros da Unyleya.
Cursos de extensão gratuitos, novidades da Unyleya em primeira mão e acesso à descontos exclusivos para o seu segundo curso em um espaço único pensado para você.